O Plano Individual de Aprimoramento e Formação (PIAF) constitui-se como instrumento de planejamento da formação continuada de cada educador das escolas de ensino integral do estado de São Paulo que busca priorizar ações de desenvolvimento profissional coerentes com suas necessidades com vistas à potencializar sua atuação neste modelo de ensino.
Cada educador desenha seu próprio caminho formativo, com apoio de seus gestores, tendo como base sua última avaliação - avaliação de desempenho ou avaliação da entrevista no processo de credenciamento.
EVIDÊNCIAS DE PIAF CONCLUÍDO - Primeiro semestre de 2017
PROFª CACÍLIA NOGUEIRA BATISTA
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIA TRABALHADA - Protagonismo sênior (PROTAGONISMO)
ATIVIDADE EXECUTADA - filme “Um sonho possível” e atividades extras
Questões a partir do filme:
• Quais comportamentos da competência Protagonismo podem ser identificados nos filmes?
• Quais comportamentos da competência em relação ao Respeito à individualidade podem ser identificados nos filmes?
• Quais comportamentos da competência em relação a Promoção do Protagonismo Juvenil podem ser identificados nos filmes?
• Quais comportamentos da competência em relação ao Protagonismo Sênior podem ser identificados nos filmes?
• Quais comportamentos demonstram falta ou dificuldade de apresentar a competência Protagonismo?
• Que outras competências ficaram evidentes no filme?
• Quais comportamentos você consegue relacionar com a sua própria atuação?
• A partir disso, qual aprendizado pode ser extraído do filme para a competência Protagonismo para melhorar a sua prática?
ANÁLISE DO FILME DE RESPOSTAS DAS QUESTÕES ACIMA:
O filme “Um sonho possível” , conta a história real do astro do futebol americano Michael Oher. O jogador só ganha a chance de mostrar seu talento em campo com a ajuda da família milionária Tuohy, que o adota. Oher cresceu na periferia da cidade de Memphis e nunca conseguiu frequentar uma escola com regularidade. Mas sua vontade de entrar na faculdade para jogar futebol americano no time da universidade é maior do que qualquer obstáculo. A evolução do jovem nos estudos e no esporte também vale como troféu para a família que o acolheu. O filme ajuda a entender como se forma o alto grau de identificação e de cumplicidade que os norte-americanos têm com as escolas e faculdades em que estudam. Lá, a escola é a instituição comunitária agregadora por natureza - estudam juntos o filho da caixa do supermercado e a filha do empresário. Isso explica a identidade que o americano tem com sua escola.
O personagem principal revela-se protagonista de sua história ao acreditar que tem condições de aprender novas lições , entender situações e partir para a ação.
O protagonismo sênior aparece no filme em diversos momentos , mas em especial na atitude de LeighAnne Tuohy de levar o jovem Michael para casa quando percebe que o garoto não teria onde passar a noite.
O respeito a individualidade fica evidente quando Leigh mostra-se paciente e procura compreender e entender o novo “hóspede”, a personagem de Sandra Bullock respeita a individualidade, ajudando a formar um garoto autônomo, solidário e competente. Busca conhecer e trabalhar as dificuldades e potencialidades de “Big Michel”, como o personagem principal é conhecido.
A falta de protagonismo revela-se no olhar julgador da sociedade perante a adoção de Michael, tanto as amigas de Leigh , quanto a descrença de alguns “profissionais” ao aprendizado de Big Michael, o próprio personagem principal demonstra falta de protagonismo ao decidir desistir em um momento de sua história quando as dificuldades começam a aparecer, porém volta atrás em sua decisão.
A promoção ao protagonismo mostra-se no esforço da família Tuohy em integrar e fazer Michael acreditar em si mesmo.
Além do protagonismo o filme traz importantes lições acerca do relacionamento e da corresponsabilidade ,a família , apoia e mostra-se bastante próxima a Michael em todo seu processo de desenvolvimento e adaptação a nova rotina.
A solução e criatividade também aparecem no momento em que Leigh interrompe o jogo para dar instruções a Michel comparando situações do jogo com situações de proteção entre ambos e a estratégia funciona.
No processo de aprendizagem temos muitos estudantes semelhantes a “Big Michael”: calados, taxados pela sociedade como inadequados para o ambiente escolar e vivendo em um ambiente familiar bastante difícil, nossa prática docente deve buscar na responsabilidade e no bom senso o apoio necessário para o auxílio aos alunos.
O pequeno SJ, traz uma importante lição no filme, o menino ensina que a nossa fisionomia também ajuda a atingir objetivos “...se você olhar com um sorriso para as pessoas elas não vão ter medo de você”.Às vezes, na correria da função, acabamos nos esquecendo de sorrir para as pessoas, sair do automático e levar as tarefas do dia-a-dia com mais leveza.
“Sonho Possível” nos ensina que para atingirmos um objetivo é preciso vencer barreiras, mudar estratégias, conhecer o problema de perto e sermos pacientes nesta busca.
Ações extras referentes ao desenvolvimento de competência “Protagonismo sênior”
Curso Pluralidades em Português Brasileiro (UNICAMP) – ao realizar o curso online, desenvolvido pela UNICAMP, percebi que o mesmo poderia ser utilizado também pelos alunos como instrumento de apoio e ampliação à aprendizagem, então , conversei com as professoras de O.E(Professoras Cláudia e Lígia) que prontamente ofereceram-se para aplicar o curso aos alunos, acompanhei a primeira aula de implementação e cadastro junto aos alunos e hoje, todos os estudantes das primeiras e terceiras séries estão quase na etapa final do curso
Devolutiva sistematizada do P.A.A.I ao alunos (1C,2D e terceiras séries) – Ao ter o resultado das avaliações do P.A.A.I , observei que havia necessidade de uma devolutiva que pudesse mostrar indicadores e retomar habilidades com os estudantes.Preparei o material e iniciei o processo de devolutivas que culminará com nova avaliação para a comparação de indicadores para o aluno a fim de que desenvolva meios para ser corresponsável em seu processo de aprendizagem.
Busca de parceria para eletiva ASAS – juntamente com o professor Robson Rossi , estive no dia 25 de fevereiro(sábado) no CCA de Itu(Centro Campestre de Aeromodelismo ) para visita técnica e estabelecimento de parceria com o senhor Osmar Francischinelli, responsável pelo local.A parceria firmada possibilitou aos alunos da E.E Prof. Antônio Berreta um conhecimento mais amplificado sobre o aeromodelismo, além de despertar a percepção dos estudantes para a importância dos cálculos corretos tanto para a confecção de aviões , quanto para o planejamento de voôs.
Além da parceria citada, entrei em contato com os ex-alunos Giovanni e Ramon, que cursam escola de comissário de bordo e com o piloto Luciano Prado para palestra na eletiva. Todos os contatos confirmaram a presença e as palestras irão acontecer no próximo mês.
Retomadas de premissas do modelo em momentos específicos da aula – Em reunião com os profissionais da escola, propus que buscássemos fazer retomadas do modelo de ensino para que o Acolhimento ficasse sempre presente no dia-a-dia dos estudantes.Iniciei então o ano de 2017,observando as salas e fiz ( e faço) retomadas pontuais das premissas do modelo conforme oportunidade.Ex: se uma sala está conversando demais durante as aulas, retomo o protagonismo, a colaboração e a corresponsabilidade.Se temos um problema de desrespeito professor-aluno, retomo a pedagogia da presença para que possam entender os limites e o respeito, se os índices mostram-se ruins, retomo a Excelência acadêmica e a corresponsabilidade...ou seja, procuro mostrar na prática de sala de aula onde as premissas estão.
Também estou aproveitando as situações de aprendizagem para fazer essas retomadas, visto que o material da SEE possibilita esse processo.