terça-feira, 19 de março de 2019

ESCOLA BERRETA TRABALHA CULTURA DE PAZ COM SEUS ALUNOS




Nos dia 18 e 19 de março, a professora Cacília Nogueira deu início aos debates sobre cultura de paz na escola junto aos alunos.Diálogos parecidos vinham sendo feitos em sala, porém , o triste episódio à escola Raul Brasil em Suzano, suscitou a necessidade de uma aula pontual para que os alunos pudessem refletir e pontuar ações efetivas de pacificação no meio em que estamos.

Primeiramente os alunos puderam analisar a musica "Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)" - O RAPPA. Ao analisar a canção, os alunos trouxeram à discussão o questionamento que a música deixa sobre qual a paz que nós realmente queremos, foi um momento oportuno para perguntar o conceito que cada aluno tinha da paz , muitos estudantes apontaram o significado do termo segundo suas crenças e valores, depois , algumas frases da música foram destacadas na lousa para que os estudantes apontassem qual o significado de cada expressão para eles.


Num segundo momento, a docente fez um momento de sensibilização com os alunos para a audição da música "A paz" - Gilberto Gil, posteriormente , a professora conduziu uma meditação pela paz.


Para finalizar foi promovido um debate regrado sobre os caminhos e soluções para diminuição de conflitos dentro e fora de sala de aula.


Como solução para os alunos que ficam receosos em participar da discussão foram distribuídos pequenos textos com perguntas para que estes pudessem formular opiniões dentro da atividade, temas como Bullying,violência contra professores e alunos, participação da família na educação dos filhos, ataques à escolas , acesso ao armamento e exposição excessiva à internet e games foram pautas do debate.


Os alunos participaram com excelente desenvolvimento da atividade inclusive contribuindo com relatos pessoais sobre o assunto.
Os estudantes também destacaram as ações que já ocorrem em nossa escola para que o acolhimento e a empatia façam parte do dia-a-dia de todos, atividades como tutoria e a recepção dos professores aos estudantes na porta da escola foram muito elogiadas por eles.

Momento de meditação e audição da música "A paz" (Gilberto Gil)



Debate regrado

Apresentação da música "Minha Alma (A paz que eu não quero)" - O Rappa

JOGO DO ENEM - INÍCIO DOS TRABALHOS

Os alunos das terceiras séries tiveram oportunidade de colocar seus conhecimentos de língua portuguesa em prática através do jogo do Enem.Cada aluno tinha uma carta com uma questão de português em mãos e o tempo de 2 min para responder à questão, as mesmas eram passadas ao término do tempo , totalizando 23 questões respondidas, além da habilidade de cada questão, colocamos em prática as estratégias de resolução de questões como: ler primeiro o enunciado, acompanhar a leitura com um lápis ou caneta e parada para oxigenar o cérebro.O resultado você confere no vídeo abaixo.

ELETIVA DE POESIA E AUTOCONHECIMENTO NA ESCOLA BERRETA

A poesia é um texto literário capaz de expressar emoções, sentimentos e a subjetividade do ser humano. É uma forma de conhecer os seus sentimentos mais íntimos e ainda desenvolver um olhar para o outro
A eletiva POMAR – poesia e autoconhecimento,  vem apresentar aos jovens o mundo da poesia em sua mais diversa forma e adentrar pelas janelas do autoconhecimentos  possibilitando refletir sobre a realidade, os projetos futuros e a sociedade que nos cerca.
No dia 14 de março , a turma formada para a disciplina eletiva em questão, reuniu-se para apresentação da temática autoconhecimento pelas professoras Mirelle Monteiro e Cacília Nogueira através de diversos gêneros textuais .