terça-feira, 15 de maio de 2012

PROJETO: “Fazendo a Matemática com Poesia”

Em comemoração ao dia Estadual e Nacional da Matemática, comemorados dias 26 de março e 06 de maio respectivamente, os professores Fábio de Melo, Fabíola Coelho e Rogéria Eller, realizaram projeto, descrito abaixo, também seguem fotos de aula expositiva no datashow ministrada pelo professor Fábio.Parabenizo a  todos os envolvidos, a importância da Matemática em nosso cotidiano merece ser refletida e comemorada!

Cacília Nogueira

PROJETO: “Fazendo a Matemática com Poesia”
OBJETIVO:
Levar os alunos a assimilarem os conceitos matemáticos de maneira prazerosa e criativa utilizando a prática da poesia.


PREVISÃO PARA A APRESENTAÇÃO:
2º Bimestre
PÚBLICO ALVO:
Alunos dos 3º Anos do Ensino Médio
COLABORAÇÃO:
Professoras Fabíola Coelho – Matemática , Rogéria Eler – Língua Portuguesa, Fábio Cesar de Melo-Língua Inglesa
MATERIAIS UTILIZADOS:
 Cartolinas, crepom, color set, pinceis, cola, tesoura, durex, revistas, barbante, pregador, som (rádio),...
ENFOQUE PEDAGÓGICO
O enfoque pedagógico adotado nesse projeto é construtivista, onde se pressupõe que conhecimento é (re) construído pelos indivíduos quando interagem com o ambiente. Aqui é reservado ao aluno o papel de sujeito no processo de aprendizagem, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros e onde o erro é considerado como um trampolim na rota da aprendizagem. Os conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outras pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador de suas experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para buscar respostas, levando os alunos a construírem o seu próprio conhecimento, experimentando e registrando o resultados de suas experimentações e observações, com o intuito de se alcançar os objetivos educacionais propostos.
DESENVOLVIMENTO:
1)      Como fazer poesia(auxílio do professor Fábio em aula expositiva no datashow com vídeos e fotos sobre conceito de poesia e arte);
2)      Conceitos Matemáticos que serão utilizados na poesia;
3)      Organização dos grupos e distribuição das atividades (5 grupos com atividades diferentes para a apresentação das poesias);
4)      Todos os alunos escreverão poesias matemáticas e faremos o varal das poesias;
5)      Sarau para a apresentação dos grupos que deverão escolher a melhor poesia dentre os membros do grupo para apresentar;
6)      Comemoração do Aniversário da Matemática, com comes e bebes.

OBSERVAÇÃO: Formas de Apresentação dos grupos:
1º) Dramatização (Pequeno Teatro);
2º) Jogral (falado com a participação de todos);
3º)Música (e acompanhamento musical);
4º) Mural (Cartazes);
5º) Desenhos e objetos (visual).
AVALIAÇÃO:
Socializar as dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo matemático e possíveis formas de suas superações. Ao longo das discussões, um relator previamente escolhido deverá registrar no quadro as principais conclusões da sala.
SITES E BIBLIOGRAFIAS DE APOIO
Brasil, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário