Cacília Nogueira
PROJETO:
“Fazendo
a Matemática com Poesia”
OBJETIVO:
Levar
os alunos a assimilarem os conceitos matemáticos de maneira prazerosa e
criativa utilizando a prática da poesia.
PREVISÃO PARA A
APRESENTAÇÃO:
2º
Bimestre
PÚBLICO ALVO:
Alunos
dos 3º Anos do Ensino Médio
COLABORAÇÃO:
Professoras
Fabíola Coelho – Matemática , Rogéria Eler – Língua Portuguesa, Fábio Cesar de
Melo-Língua Inglesa
MATERIAIS UTILIZADOS:
Cartolinas, crepom, color set, pinceis, cola,
tesoura, durex, revistas, barbante, pregador, som (rádio),...
ENFOQUE PEDAGÓGICO
O enfoque
pedagógico adotado nesse projeto é construtivista, onde se pressupõe que
conhecimento é (re) construído pelos indivíduos quando interagem com o
ambiente. Aqui é reservado ao aluno o papel de sujeito no processo de aprendizagem,
participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a
pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre
outros e onde o erro é considerado como um trampolim na rota da aprendizagem.
Os conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outras
pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador
de suas experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para
buscar respostas, levando os alunos a construírem o seu próprio conhecimento,
experimentando e registrando o resultados de suas experimentações e
observações, com o intuito de se alcançar os objetivos educacionais propostos.
DESENVOLVIMENTO:
1) Como fazer poesia(auxílio do professor Fábio
em aula expositiva no datashow com vídeos e fotos sobre conceito de poesia e
arte);
2) Conceitos Matemáticos que serão
utilizados na poesia;
3) Organização dos grupos e distribuição das
atividades (5 grupos com atividades diferentes para a apresentação das
poesias);
4) Todos os alunos escreverão poesias
matemáticas e faremos o varal das poesias;
5) Sarau para a apresentação dos grupos que
deverão escolher a melhor poesia dentre os membros do grupo para apresentar;
6) Comemoração do Aniversário da Matemática,
com comes e bebes.
OBSERVAÇÃO: Formas de Apresentação dos grupos:
1º)
Dramatização (Pequeno Teatro);
2º)
Jogral (falado com a participação de todos);
3º)Música
(e acompanhamento musical);
4º)
Mural (Cartazes);
5º)
Desenhos e objetos (visual).
AVALIAÇÃO:
Socializar as
dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar
compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo
matemático e possíveis formas de suas superações. Ao longo das discussões, um
relator previamente escolhido deverá registrar no quadro as principais
conclusões da sala.
SITES
E BIBLIOGRAFIAS DE APOIO
Brasil,
Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário