PLANEJAMENTO ESCOLAR – 2021
DATA: De 26 a 29 de janeiro de 2021
PÚBLICO-ALVO: Equipe de Professores da Unidade Escolar
FORMADORES: Equipe gestora
OBJETIVOS:
Apresentar
orientações para as equipes escolares quanto ao trabalho a ser desenvolvido no
1º semestre do ano letivo de 2021;
Subsidiar o
trabalho docente para a retomada das aulas presenciais, no planejamento das
aulas com foco nas habilidades essenciais e no programa de recuperação e
aprofundamento;
Orientar o trabalho
do professor em relação ao ensino híbrido e as possibilidades de uso do CMSP;
Retomar os
princípios, valores e premissas do Programa Ensino Integral a parir da
elaboração dos documentos de gestão;
_________________________________________________________________________________
PAUTA FORMATIVA PROVISIONADA
No período de 26 a 29
de janeiro de 2021, acontecerá de maneira híbrida, os encontros formativos
referente ao planejamento escolar para o ano letivo vigente, elaborado
e conduzido pela equipe de gestão em consonância das formações oferecidas pelo
CMSP, primando pelos Valores,
Princípios e Premissas do PEI atrelado aos objetivos e metas da SEDUC/SP.
Prezando
pela Formação Continuada dos professores a fim de desenvolver a capacidade do
profissional de realizar ações planejadas buscando contemplar todas as
dimensões do desempenho profissional e subsidiar o trabalho dos docentes com
excelência, os quatro dias de planejamento, iniciarão às 8h00 com previsão de
encerramento às 17h00, com intervalos para o café e almoço, conforme as pautas
estabelecidas, que segue:
CRONOGRAMA
26/01/2021 – Terça-feira
8h15 – Apresentação da programação das formações de preparação para o planejamento escolar 2021 e da formação com as escolas na semana de 26 a 29/1, e as principais ações previstas pela SEDUC para o ano de 2021 à CMSP - (Canal GESTÃO)
9h45 – Orientações sobre como viabilizar o
retorno presencial de forma segura e como organizar as ações pedagógicas para
favorecer a aprendizagem dos estudantes, durante cada uma das etapas do retorno
gradual.à CMSP -
(Canal GESTÃO)
10h45
– Orientações sobre as principais
estratégias de ENSINO HÍBRIDO para favorecer a aprendizagem dos estudantes ao
longo do ano.à CMSP - (Canal GESTÃO)
11h45 – Orientações sobre a elaboração de planos
de ensino e planos de aula, e explicação sobre as transmissões específicas por
área do conhecimento ou componente curricular para apoiar os professores no
planejamento de suas aulas.à CMSP -
(Canal GESTÃO)
14
às 15h30 – (Ciências Humanas) - Lives
específicas por componente ou área do conhecimento.à CMSP - (Canal FORMAÇÃO CONTINUADA)
15h30 às 16h30 – (Ciências Humanas) – Socialização das lives, para
convergência entre a Área; PLATAFORMA TEAMS - (Equipe
CHT)
27/01/2021 – Quarta-feira
7h30
– Esclarecimento das dúvidas
remanescentes das formações do dia anterior em relação a aplicabilidade e
demandas no PEI; à PLATAFORMA
TEAMS - (Equipe Berreta)
8h30 – Apresentação de conceitos ligados ao ENSINO
HÍBRIDO e sugestões de como favorecer a aprendizagem nesse contexto.à CMSP -
(Canal GESTÃO)
https://www.youtube.com/watch?v=Y-KazOL3PXI
9h15
– Apresentação sobre o currículo a ser
trabalhado em 2021, com priorização das habilidades essenciais para o percurso
educacional dos estudantes.à CMSP -
(Canal GESTÃO)
10h – Apresentação sobre a organização do
Novo Ensino Médio.à CMSP -
(Canal GESTÃO -somente do app)
https://www.youtube.com/watch?v=9qCr2uGhJM4
10h45 – Estudo para a organização da
escola referente ao retorno presencial de forma segura e para favorecer a
aprendizagem no contexto do retorno gradual. à PLATAFORMA
TEAMS - (Equipe Berreta)
14 às 15h30 – (Língua Portuguesa) - Lives específicas por componente ou
área do conhecimento.à CMSP -
(Canal RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO das séries específicas)
15h45 às 17h15 (Linguagens) - Lives específicas por componente ou
área do conhecimento.à CMSP -
(Canal FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
17h15
às 17h45 – (Língua Portuguesa e Linguagens) – Socialização das lives, para convergência entre a Área; PLATAFORMA TEAMS - (Equipe LCT)
28/01/2021 – Quinta-feira
Período da Manhã:
8h30
– Orientações sobre o acolhimento dos estudantes.à CMSP - (Canal GESTÃO)
9h15
– Apresentação do Programa de
Recuperação e Aprofundamento em suas diferentes frentes.à CMSP - (Canal GESTÃO)
10h15
– Período em que as equipes escolares
planejarão ações voltadas à melhoria da aprendizagem e do fluxo escolar.
(Introdução ao MMR) à PLATAFORMA TEAMS - (Equipe Berreta)
Período da TARDE:
14h
às 15h30 – (Matemática) - Lives específicas por componente ou
área do conhecimento.à CMSP - (Canal RECUPERAÇÃO
E APROFUNDAMENTO das séries específicas)
14h
às 15h30 (Ciências da Natureza) - Lives
específicas por componente ou área do conhecimento.à CMSP - (Canal RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO das
disciplinas específicas)
15h30
às 16h30 – (Ciências da Natureza e Matemática) – Socialização das lives, para convergência entre a Área;
16h30
às 17h00 – (Matemática e Ciências da Natureza) – Socialização das lives, para convergência entre a Área; PLATAFORMA TEAMS - (Equipe CNMT)
29/01/2021 – Sexta-feira (Presencial
na Escola)
8h - Acolhimento
8h30 – Apresentação do Estatuto da APM
9h30
– Programa de Ação – Retomada dos
conceitos do mapa de Competências do Programa Ensino Integral e da estrutura do
documento
10h30 – Início da elaboração individual do
documento perante as ações individuais para 2021;
è ALMOÇO
13h30 às 17h – Documentos de gestão. à Por Área do Conhecimento
ü Apresentação do Cronograma Bimestral;
ü Elaboração de Agendas;
ü Elaboração dos Guias de
Aprendizagens;
Para 2021 – reinventar oportunidades
pedagógicas por meio da melhoria de infraestrutura – o trabalho da Educação
está relacionado ao CMSP, PDDE , investimento de tecnologia, centros de
inovação , ensino médio noturno expandido, recuperação e aprofundamento e
ensino híbrido
CMSP – obrigatório a todos os alunos,
no site há uma aba chamada repositório – são aulas mais curtas e planos de
aulas para as aulas presenciais na escola = buscar conhecer essas aulas, temática,
se habilidades estão de acordo.
Recuperação e aprofundamento – haverá
material de apoio
Sequências digitais – continuarão
como sequência para o nivelamento
__
Nenhum comentário:
Postar um comentário