segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Projeto Sarau











Na sequencia falarei a respeito de um projeto que venho desenvolvendo desde o ano de 2007 com os alunos da E.E Padre Francisco Rigolin na cidade de Salto-interior de SP...








A experiência foi iniciada em maio de 2007, a idéia surgiu durante um sarau promovido na época de faculdade, acho que em 2002, porém com participação apenas de alguns universitários e outros adultos interessados, observando aquele momento tão acolhedor e que me fazia amar cada vez mais a literatura pensei - Por que não envolver os alunos nesta experiência?-, porém era necessário cautela, para que eles não caíssem no engano de associar sarau a uma coisa antiga e monótona, foi então que dividi a sala em grupos e cada um deles desenvolveu, durante os bimestres, as tarefas pelas quais haviam ficado responsáveis.
O problema inicial foi a falta de experiência dos educandos com o tipo de evento, fizemos vários debates até chegarmos a um ideal para o que havia planejado inicialmente. Um grande desafio para os grupos foi buscar novas maneiras de representar o que liam, era nítido o nervosismo inicial de cada um, porém no decorrer dos bimestres muitos alunos foram vencendo a timidez e as dificuldades da interpretação lírica e dando uma direção ímpar ao projeto conforme as necessidades de cada um, trabalhando sempre em equipe. Assim, o projeto tomou um rumo próprio e o conhecimento foi sendo construído coletivamente durante a execução dos trabalhos

2 comentários:

  1. minha sala!
    ainn que saudades!
    eu me sinto honrada em ser umas das alunas do seu primeiro SARAU
    Parabéns vc é uma ótima professora !

    ResponderExcluir
  2. nossa bateu saudades agora que eu vi a foto da 7C... lembro até hj de como eu fiquei envergonhado ao recitar o poema...mas foi a partir desse dia q eu peguei gosto por ler, e principalmente escrever, depois disso participei de concursos de poesia e devo tudo isso a vc Profª Cacília, Não sei como agredecer, mas dizem q a melhor coisa q tem para um professor é ver seu aluno seguir pelo caminho certo, então eu estou trilhando esse caminho e devo tudo a vcs Cacília, Fernando, Francisco e sua mulher, Eliane...obrigado bjs
    de seu eterno aluno GLuigi

    ResponderExcluir