sexta-feira, 20 de março de 2015

ACOMPANHAMENTO DA AULA DE ARTE

Nesta semana,tive a oportunidade de conhecer melhor a 2ª série C, fiquei bastante animada com a participação dos estudantes na aula de Arte,fiz o registro  abaixo e aproveito  para parabenizar  a classe  e a professora Claudia D.Petri pelo  desenvolvimento de seu trabalho!Parabéns!


Professor (a): CLÁUDIA D. PETRI                           Disciplina: ARTE
Turma  Acompanhada:2C             
Conteúdo: LYGIA CLARK – ARTE CONTEMPORÂNEA E O ENCONTRO DA ARTE COM O PÚBLICO




quinta-feira, 19 de março de 2015

PLANO INTENSIVO


Em auxílio ao estudante em seu trajeto de aprendizagem, o Ensino Integral do Estado de São Paulo, adotou em 2015, uma prática conhecida neste modelo como Plano intensivo, que consiste em uma ação conjunta entre as disciplinas , com observação nos resultados de avaliações internas e  externas,para melhoria de habilidade com maior percepção de dificuldade pelos alunos, o plano é programado por cada profissional da escola com vistas ao atendimento de uma mesma habilidade, trata-se de uma ação programada e que ocorreu do início do ano letivo até o dia 06 de março.

Abaixo, o desenvolvimento do plano Intensivo da professora Ana Roveri, nas aulas de Inglês , em apoio ao domínio da habilidade H17-G1 (Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.)


Professor(a):Ana Maria Roveri
Série:2A,2B, 2C, 2D, 3A, 3B e 3C  
Conteúdo: Produção Textual em Inglês

Objetivo

Produzir uma frase em inglês, tendo como referência o cartaz “ Keep Calm and Carry on, com o objetivo de levar o leitor a uma reflexão sobre comportamentos e hábitos.



Descrição da atividade

        Durante a aplicação do Plano Intensivo de Aprendizagem, os alunos das segundas e terceiras séries desenvolveram atividades voltadas à habilidade H17-G1  (Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.)
         A primeira etapa consistiu na leitura e interpretação de um texto explicando a origem do cartaz  “Keep Calm and Carry On”, que se popularizou nas redes sociais e foi amplamente parodiado pelos mais diferentes segmentos.
       Em seguida, os alunos reuniram-se em grupos produtivos para a produção de uma paródia desse mesmo cartaz, tendo como objetivo criar uma frase que permitisse o leitor uma reflexão sobre seus comportamentos e hábitos.
       Finalmente, os grupos expuseram seus cartazes para os colegas de sala, compartilhando suas ideias.









terça-feira, 17 de março de 2015

AULA 3ª SÉRIE B

Conversa sobre Carlos Drummond Andrade, com alunos da 3ª série B...como não ficar feliz com essa participação?


segunda-feira, 16 de março de 2015

COPA SÃO PAULO DE TATAME- O BERRETA ESTAVA LÁ!

A E.E. Prof. Antônio Berreta conta com muitos estudantes vencedores, mas hoje o registro vai para essa turma que disputou no último dia 15 de março, a Copa São Paulo de Tatame, os alunos Pedro Bechara , Felipe Souza, Tayama Bandeira, Luiz Gama, Diego Veiga, Gabriel Firmino e os ex-alunos Luis Guilherme Francischinelli e Igor A. Silva fizeram bonito no evento, através do Projeto Escolinha de Lutas de Itu.O grupo, acompanhado da equipe do projeto, retornou da cidade de São Paulo com medalhas de Ouro, Prata e Bronze.Parabéns , pessoal, estamos orgulhosos de vocês!!


Diego, Gabriel, Felipe, Pedro, Luiz e Tayama - alunos da escola
Foto do evento

Luiz,Felipe,Luis(ex-aluno), Gabriel, Igor(ex-aluno), Tayama,Pedro e Diego

sábado, 14 de março de 2015

PROTAGONISMO JUVENIL - UTOPIA OU POSSIBILIDADE?

Protagonismo Juvenil é o envolvimento responsável do jovem, com foco em solução de problemas, mas isso é possível dentro das escolas hoje?
Mais do que uma possibilidade, o protagonismo deve ser encarado como uma necessidade, pois através desta prática formam-se jovens que podem influenciar positivamente na tomada de decisões na sociedade.
Como o professor pode auxiliar seu aluno a ser protagonista?Com ações que estimulem os estudantes a identificar as situações-problema e posicionar-se diante delas; com empenho para que o jovem não desanime e nem se desvie dos objetivos propostos;com o favorecimento  do estabelecimento de vínculos entre os membros do grupo;com zelo permanentemente para que a iniciativa do jovem seja compreendida e respeitada pelos outros jovens e pelos adultos e principalmente, com seu apoio e incentivo.É salutar que o professor dê oportunidade para que o aluno participe da aula e construa o conhecimento.

Ideias que negam o protagonismo:
• Privar os jovens de participação na decisão da ação a ser realizada;
•Tentar “vender” para os jovens decisões já tomadas pelos adultos, sem dar-lhes opção de recusar ou propor alternativas;
•Apresentar o problema, colher as sugestões do grupo e, depois, decidir sozinho o que fazer;

•Deixar a decisão para o grupo, sem procurar orientar e esclarecer quando as dificuldades surgirem.
Prática protagonista na aula de Português- 3ª série

Situação de Aprendizagem 1- Adequação Ortográfica - explicações feita pelos alunos, mediadas pela professora sobre uso do G/J; S/Z


"O educador que 'castra' a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. Não forma, domestica". (PAULO FREIRE )

ACOMPANHAMENTO DE AULA- ED. FÍSICA(PROFª LÍGIA)

*Correção-O vídeo refere-se a aula na 2ª série B

Tive a oportunidade de acompanhar, nesta semana, a aula de Ed. Física da profª Lígia, na ocasião, a professora estava trabalhando tema pertinente ao currículo da 2ª série(EM)-Ginástica de Academia.A maneira como a aula é conduzida, com foco na aprendizagem e no conhecimento demonstrado pela profissional em sua área, possibilitam uma participação efetiva  dos estudantes, que já conseguem entender a importância das aulas teóricas e percebem  a que realmente se propõe a Ed. Física.Tal constatação foi percebida em meu diálogo com a 2ª série B,  que mostrou-se bastante receptiva às aulas.Então hoje , gostaria de deixar aqui uma singela homenagem a essa profissional que faz a diferença em nosso meio e que é responsável por despertar em muitos jovens a vontade de ser um Educador Físico(fato comprovado em observação aos projetos de vida dos alunos).Parabéns Professora Lígia!

Acompanhamento de aula-2ª série b

Acompanhamento de aula-2ª série b