Mais do que uma possibilidade, o protagonismo deve ser encarado como uma necessidade, pois através desta prática formam-se jovens que podem influenciar positivamente na tomada de decisões na sociedade.
Como o professor pode auxiliar seu aluno a ser protagonista?Com ações que estimulem os estudantes a identificar as situações-problema e posicionar-se diante delas; com empenho para que o jovem não desanime e nem se desvie dos objetivos propostos;com o favorecimento do estabelecimento de vínculos entre os membros do grupo;com zelo permanentemente para que a iniciativa do jovem seja compreendida e respeitada pelos outros jovens e pelos adultos e principalmente, com seu apoio e incentivo.É salutar que o professor dê oportunidade para que o aluno participe da aula e construa o conhecimento.
Ideias que negam o protagonismo:
• Privar os jovens de participação na decisão da ação a
ser realizada;
•Tentar “vender” para os jovens decisões já tomadas
pelos adultos, sem dar-lhes opção de recusar ou propor alternativas;
•Apresentar o problema, colher as sugestões do grupo
e, depois, decidir sozinho o que fazer;
•Deixar a decisão para o grupo, sem procurar orientar
e esclarecer quando as dificuldades surgirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário