sábado, 14 de março de 2015

PROTAGONISMO JUVENIL - UTOPIA OU POSSIBILIDADE?

Protagonismo Juvenil é o envolvimento responsável do jovem, com foco em solução de problemas, mas isso é possível dentro das escolas hoje?
Mais do que uma possibilidade, o protagonismo deve ser encarado como uma necessidade, pois através desta prática formam-se jovens que podem influenciar positivamente na tomada de decisões na sociedade.
Como o professor pode auxiliar seu aluno a ser protagonista?Com ações que estimulem os estudantes a identificar as situações-problema e posicionar-se diante delas; com empenho para que o jovem não desanime e nem se desvie dos objetivos propostos;com o favorecimento  do estabelecimento de vínculos entre os membros do grupo;com zelo permanentemente para que a iniciativa do jovem seja compreendida e respeitada pelos outros jovens e pelos adultos e principalmente, com seu apoio e incentivo.É salutar que o professor dê oportunidade para que o aluno participe da aula e construa o conhecimento.

Ideias que negam o protagonismo:
• Privar os jovens de participação na decisão da ação a ser realizada;
•Tentar “vender” para os jovens decisões já tomadas pelos adultos, sem dar-lhes opção de recusar ou propor alternativas;
•Apresentar o problema, colher as sugestões do grupo e, depois, decidir sozinho o que fazer;

•Deixar a decisão para o grupo, sem procurar orientar e esclarecer quando as dificuldades surgirem.
Prática protagonista na aula de Português- 3ª série

Situação de Aprendizagem 1- Adequação Ortográfica - explicações feita pelos alunos, mediadas pela professora sobre uso do G/J; S/Z


"O educador que 'castra' a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. Não forma, domestica". (PAULO FREIRE )

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