Atividade 3- Prática de Leitura, Escrita e Análise Linguística
1- Após o debate e a leitura do poema “Quem conta um ponto, aumenta um conto”, responda:
a) O que os conceitos presentes no provérbio chinês e na afirmação de Leonardo Boff
têm em comum?
Resposta: Cada pessoa tem a sua maneira própria de contar uma história ou situação
b) O que você aprendeu com esses conceitos e de que forma estes conhecimentos podem
auxiliá-lo em sua convivência social?
RESPOSTA PESSOAL
2- Identifique, no poema, palavras que terminam com o mesmo som e escreva-as abaixo:
Resposta: Conto/Ponto; compreendia/dizia; passou/mostrou; pensava/inventava/ganhava; aprendi/ aqui; ponto/conto; modernizou/transformou; cifrão/refrão
3- Observe o trecho retirado do poema. Que efeitos de sentido esses versos produzem?
O eu-lírico utiliza-se do provérbio para expressar indignado, que aprendeu que a argumentação é ganha aumentando-se um ponto, ou seja, criando histórias
4- Observe outro trecho retirado do poema e responda:
a) Considerando que há alterações (inversões) na ordem sintática dos termos na sentença,
transcreva o trecho onde isso ocorre.
inocente pensava; detalhe inventava; com isso ganhava
b) Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse
sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.
O eu-lírico achava que ninguém levava vantagem inventando histórias/ Segunda pergunta - RESPOSTA PESSOAL
5- O que o eu lírico (estrofes 3 e 4), que antes era inocente, conseguiu entender agora já adulto?
Que há jogos de interesse pessoal na invenção de histórias
Justifique.
6- No verso “A coscuvilhice modernizou", qual é o significado da palavra “coscuvilhice”?
Fofoca
7- Leia o trecho retirado do poema e responda:
a) Qual teria sido o propósito do uso de símbolos nos versos?
Explorar os diversos significados dos símbolos através da brincadeira com o sinal gráfico deles.
b) É possível afirmar que símbolos e palavras rimam? Justifique sua resposta.
Sim, os simbolos representam "cifrão" e "ponto" que rimam respectivamente com "bordão" e "conto"
c) Escreva os possíveis significados das palavras, no poema e em outros contextos.
Cifrão - refere-se a lucro/ dinheiro/ vantagem ; em outro contexto cifrão marca de unidade monetária e ponto a fofoca , fake news ; em outro contexto ponto pode ser um pequeno sinal, uma marca
d) Explore melhor o conceito de polissemia, acima; indicar fonte teórica/referência para leitura;
exemplificar.
Ponto: pequeno sinal, marca ou mancha., .sinal empregado após uma palavra abreviada.
Conto:Gênero de prosa de ficção.Narrativa folclórica; história mentirosa.Narrativa ficcional breve; historieta, estória; conto popular.Narrativa breve, escrita ou falada, com uma ação e poucos personagens.Narrativa mentirosa com a intenção de enganar; mentira, treta
Ponto: pequeno sinal, marca ou mancha., .sinal empregado após uma palavra abreviada.
Conto:Gênero de prosa de ficção.Narrativa folclórica; história mentirosa.Narrativa ficcional breve; historieta, estória; conto popular.Narrativa breve, escrita ou falada, com uma ação e poucos personagens.Narrativa mentirosa com a intenção de enganar; mentira, treta
Nenhum comentário:
Postar um comentário