quinta-feira, 18 de junho de 2020

1ª série LP - Devolutiva atividades do caderno do aluno das páginas 108 até a página 110

1ª série - Correção de atividades de Português do Caderno do Aluno (p.108 , 109 e 110 - ATIVIDADE 3) :
Atividade 3- Prática de Leitura, Escrita e Análise Linguística 
1- Após o debate e a leitura do poema “Quem conta um ponto, aumenta um conto”, responda: 
a) O que os conceitos presentes no provérbio chinês e na afirmação de Leonardo Boff têm em comum? 
Resposta: Cada pessoa tem a sua maneira própria de contar uma história ou situação

b) O que você aprendeu com esses conceitos e de que forma estes conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social? 
RESPOSTA PESSOAL

 2- Identifique, no poema, palavras que terminam com o mesmo som e escreva-as abaixo:
Resposta: Conto/Ponto; compreendia/dizia; passou/mostrou; pensava/inventava/ganhava; aprendi/ aqui; ponto/conto; modernizou/transformou; cifrão/refrão

3- Observe o trecho retirado do poema. Que efeitos de sentido esses versos produzem?
O eu-lírico utiliza-se do provérbio para expressar indignado, que aprendeu que   a argumentação é ganha aumentando-se um ponto, ou seja, criando histórias

4- Observe outro trecho retirado do poema e responda: 
a) Considerando que há alterações (inversões) na ordem sintática dos termos na sentença, transcreva o trecho onde isso ocorre.
inocente pensava; detalhe inventava; com isso ganhava

 b) Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente. 
O eu-lírico achava que ninguém levava vantagem inventando histórias/ Segunda pergunta - RESPOSTA PESSOAL

5- O que o eu lírico (estrofes 3 e 4), que antes era inocente, conseguiu entender agora já adulto? 
Que há jogos de interesse pessoal na invenção de histórias

Justifique. 
6- No verso “A coscuvilhice modernizou", qual é o significado da palavra “coscuvilhice”? 
Fofoca

7- Leia o trecho retirado do poema e responda: 
a) Qual teria sido o propósito do uso de símbolos nos versos? 
Explorar os diversos significados dos símbolos através da brincadeira com o sinal gráfico deles.
b) É possível afirmar que símbolos e palavras rimam? Justifique sua resposta. 
Sim, os simbolos representam "cifrão" e "ponto" que rimam respectivamente com "bordão" e "conto"
c) Escreva os possíveis significados das palavras, no poema e em outros contextos. 
Cifrão - refere-se a lucro/ dinheiro/ vantagem ; em outro contexto cifrão marca de unidade monetária e ponto a fofoca , fake news ; em outro contexto ponto pode ser um pequeno sinal, uma marca
d) Explore melhor o conceito de polissemia, acima; indicar fonte teórica/referência para leitura; exemplificar. 
Ponto: pequeno sinal, marca ou mancha., .sinal empregado após uma palavra abreviada.
Conto:Gênero de prosa de ficção.Narrativa folclórica; história mentirosa.Narrativa ficcional breve; historieta, estória; conto popular.Narrativa breve, escrita ou falada, com uma ação e poucos personagens.Narrativa mentirosa com a intenção de enganar; mentira, treta


Nenhum comentário:

Postar um comentário