segunda-feira, 29 de junho de 2020

CORREÇÃO/DEVOLUTIVA 3ª SÉRIE -RESPOSTAS - CADERNO APRENDER SEMPRE - ATIVIDADES 1, 2, 3 e 4

CORREÇÃO/DEVOLUTIVA 3ª SÉRIE -RESPOSTAS - CADERNO APRENDER SEMPRE - ATIVIDADES 1, 2, 3 e 4
 Atividade 1 (páginas 2 e 3)
 a. Resposta: Pelo porte físico, supõe-se que seja um homem adulto, vestido com calça escura, chutando o balde com o pé.
b. Resposta: Chutar o balde.
c. Resposta: Perder o controle, desistir de tudo ou abrir mão de algo.
d. RESPOSTA PESSOAL - INFORMAÇÃO: Expressões idiomáticas e provérbios podem ser categorizados como fraseologias de valor referencial que representam imagens de algo concreto e cujo sentido literal difere do seu significado. Porém, enquanto as expressões idiomáticas são porções de frases cujo significado ultrapassa o significado literal, os provérbios são frases completas utilizadas para transmitir algum tipo de ensinamento

Atividade 2 (página 4)
a. Resposta: O poema trata sobre um cidadão que não pertence a qualquer país porque o que o individualiza é a natureza dos sentimentos que traz e partilha, por isso se diz um cidadão do futuro.
b. Resposta:“As mãos” pode ser interpretada como metonímia das ações baseadas no amor.
c. Resposta:Adversidade, oposição de ideias, porque ao contrário da individualidade, o eu do poema reforça o caráter de solidariedade baseada no amor.

Atividade 3:  (página 5 e 6)Somente leitura. Atividade

Atividade 4  (página 7)
a. Resposta: Como se trata de um diário, a narradora é a própria escritora: Carolina Maria de Jesus, que usa a primeira pessoa do discurso para relatar o seu dia a dia. Exemplos: “Levantei”, “Ganhei”, “disse-lhe...”
b. Resposta: Carolina Maria de Jesus começa narrando o seu dia e a dificuldade para sustentar os três filhos, apesar de trabalhar como catadora de materiais pelas ruas. Além disso, conta sobre a assinatura do contrato com uma livraria para a venda de seus livros.
c. Resposta: Alguns dados são: a data em que escreve o diário; os materiais coletados para vender; a descrição da fome que os filhos enfrentavam; a sua sensação mediante a fome dos filhos; os alimentos que comprava para sustentá-los; a assinatura do contrato com a livraria Francisco Alves; a relação dela com os meios de comunicação da época (jornais e revistas); a ajuda que recebia dos moradores da comunidade e de outras pessoas; a forma como a filha procurava comida; a culpa que sentia pelo modo como educava a filha.
d. RESPOSTA PESSOAL
e. Resposta: Vários são os fatores para se chegar à publicação de uma obra literária. É preciso pensar no público-alvo, os leitores, ser aceito por uma editora, revisar o texto, diagramar o texto, custear a publicação, pensar na distribuição do livro, entender o papel dos resenhistas (críticos) quando fazem a resenha de uma obra etc.Além disso, claro, se objetivo for escrever para vender e alcançar um público maior, considerar os aspectos que fazem com que uma obra caia também no gosto do público, além de outros fatores importantes.

É muito importante fazer a correção verificando a sua aprendizagem, ficou com dúvidas? Poste aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário