Correção 1ª série (caderno do aluno/Português) 1ª série EM p. 112 a 120
p.112 - Perguntas:
p.112 - Respostas
4- Confirmadas
5- Não houve comunicação entre eles
6- A pontuação (!?) expressa indignação, surpresa e dúvida .
7- Os pronomes Ele, ela e lhe
8- Um momento extraído do tempo, cotidiano
9- Uso de tecnologia no cotidiano e que o mundo mudou com o decorrer dos anos , segundo o texto comunicação é basicamente a não-comunicação (cada um no seu celular se alienando)
p.114
a) Qual é o objetivo do conteúdo do folheto?
R:Informar e convidar as pessoas
b) Qual é o público-alvo?
R:Jovens e adultos
c) A ironia é um recurso estilístico em diferentes gêneros. Pode-se dizer que há ironia no
folheto? Comente.
R: Sim, participar pelo celular sem sair de casa
d) Há palavras ou outros sinais comuns ao universo virtual? Escreva quais são e o objetivo
de tais recursos expressivos no texto.
R: Emojis , ironia,
e) De acordo com o texto, por que os pais vão adorar e não os jovens?
R:Porque o jovem não vai sair de casa
f) Você participaria da festa divulgada no folheto? Justifique.
R: RESPOSTA PESSOAL
g) No texto, há características de linguagem prescritiva? Comprove com partes do folheto.
R: Sim, direciona a fazer algo com verbos no modo imperativo.
p.117
a) Qual a moral da história? Ela está explícita no texto?
R:Cada um tem a sua opinião sempre respeitando o outro, a moral da história está implícita no texto
b) Reflita sobre os argumentos da fábula, e comente.
R:A galinha e o galo utilizam-se de informações científicas para sustentar seus argumentos
c) É possível indicar o lugar onde ocorrem os fatos? Justifique.
R:Em uma capoeira na região do médio Tejo (Portugal)
d) A fábula “Dona Conceição e o Senhor Joaquim” possui diversas características. Escreva
quais são, exemplificando com partes do texto.
R:Personificação da galinha e do galo e no final uma moral da história
ex:"Após a discussão, ambos abandoram o recinto e seguiram para seus respectivos poleiros.
Ainda hoje, ninguém resolveu essa peleja entre os dois e quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?"
e) Há palavras, expressões e marcas linguísticas que remetem ao português falado em
Portugal. Identifique em quais trechos do texto isto se comprova.
R:Verbos utilizados nos trechos "– Pois vejas cá, Dona Conceição, me chamares frango em nada mudará, pois perdes nos
teus argumentos e me miras com teus desaforos."; "– Terminaste tua ladainha, Senhor Joaquim? "; "...e queres discordar de meus argumentos,
r. Joaquim?"; "....oras, gajo, espere que direi"
p.118
R:Humor
Galinha-Pois o Senhor és um frango!
Galo- E a senhora uma maricota!
Ironia
Galinha– Quem disse isso foi Christopher Langan, um autodidata americano tido como “homem
mais inteligente dos EUA”, com QI de 195 pontos, e queres discordar de meus argumentos,
r. Joaquim?
Galo - Mas, Dona Conceição, deixe-me concluir.
Conflito:
Galo-Discordo de tudo que a senhora pontuou, Dona Conceição.
Galinha- Então, derrube os argumentos que ofereci.
b) Qual dos quadros do texto 1 retrata uma cena do cotidiano? Justifique sua resposta.
A imagem da galinha e do galo no quintal
2. Outro gênero textual muito comum da mídia impressa é a crônica. Seus temas assemelham-
-se aos abordados nas charges, já que ambas retratam cenas do cotidiano, com efeitos de
humor e, por vezes, de ironia, levando o leitor a refletir sobre os mais diversos assuntos.
p.119
a) Com base na leitura da crônica “Comunicação Pós-Moderna”, crie uma charge (no box)
que transmita a reflexão levantada pela crônica da atividade 4 ou que dialogue com ela:
R:Criação pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário