CORREÇÃO
1. Após a leitura, reflitam sobre as questões a seguir, em grupo, fazendo as anotações necessárias. Em seguida, discutam as respostas com toda a turma.
a) O que Rimbaud propõe neste fragmento de sua obra “Uma estação no inferno”, ao dizer que é preciso ser “absolutamente moderno”?
O texto adeus apresenta-nos a despedida do autor, que afirma estar partindo. Além disso, o texto faz referência ao fim da antiga forma de se escrever e de criar poemas e poesias.
Isso porque agora o novo estilo da escrita é voltado para o fim do romantismo, e o início do realismo, onde o texto é mais voltado para uma ideia racional e dotada de muitas críticas ao mundo em que se vive, fugindo de meios utópicos.
b) No texto, percebe-se um certo tom de ruptura com o passado, com a tradição. Sendo assim, essa busca pelo “novo”, com a negação do que é considerado “antigo”, influenciou (e continua influenciando) a construção do mundo atual? Justifique.
RESPOSTA PESSOAL
c) Descreva o que podem significar as expressões “noite de pedra”, “horrível arbusto” e “manter a posição conquistada”?
“noite de pedra”- MOMENTO DIFÍCIL
“horrível arbusto” - ALGO QUE OBSTRUI A VISÃO
“manter a posição conquistada”- FICAR DO JEITO QUE ESTÁ
2. Leia os textos I, II e III. Eles exemplificam literaturas que vão além de Brasil e Portugal. Responda às questões em seu caderno
a) Sobre a estrutura do poema, quantos versos e estrofes ele possui?
8 ESTROFES E 36 VERSOS NO TOTAL SENDO SETE QUARTETOS E 1 ESTROFE COM OITO VERSOS
b) Caracterize, a partir do que é apresentado pelo poema, o eu lírico e seu possível interlocutor. Qual(is) a(s) intenção(ões) do eu lírico?
O eu-lírico é o próprio compositor e seu interlocutor é o mar.
A intenção do eu-lírico é saber porque o mar está brabo com ele, justo ele que perdeu um grande amor. Quer que o mar lhe dê notícias deste amor e o traga de novo para perto de si.
c) Que sentimento o eu lírico evoca ao longo do poema e qual é a súplica dirigida ao mar?
Dor, sofrimento e mágoa
d) Nas expressões “oh mar”, “oh dor”, “oh alma”, qual é o efeito de sentido produzido?
Efeito de súplica
e) Na 4ª estrofe, explique a utilização da palavra “fraguas”.
A palavra "frágua" tem sentido de fornalha, ardor, calor, fogo.Mas ela também tem sentido figurado de adversidades, infortúnios, aflições e amargura, má sorte.
Assim, foi utilizada para se referir às desventuras causadas pelo mar violento e para se referir à amargura do eu-lírico pela perda da pessoa amada.
A princípio, a escolha dessa palavra não faz sentido, pois remete ao fogo, elemento totalmente oposto ao mar.
Talvez a sonoridade da palavra remeta à frieza do mar (fria + água = fráguas).
f) Por que o mar está zangado? Por que o eu lírico pede a ele: “suspende a zanga um momento e escuta a voz do meu sofrimento”?
O mar zangado faz referência à ida de pessoas queridas, que partiram para novas terras mas não retornaram para o lar e para família, depois de terem se destinado ao continente africano para escravidão.
Assim, foi utilizada para se referir às desventuras causadas pelo mar violento e para se referir à amargura do eu-lírico pela perda da pessoa amada.
A princípio, a escolha dessa palavra não faz sentido, pois remete ao fogo, elemento totalmente oposto ao mar.
Talvez a sonoridade da palavra remeta à frieza do mar (fria + água = fráguas).
f) Por que o mar está zangado? Por que o eu lírico pede a ele: “suspende a zanga um momento e escuta a voz do meu sofrimento”?
O mar zangado faz referência à ida de pessoas queridas, que partiram para novas terras mas não retornaram para o lar e para família, depois de terem se destinado ao continente africano para escravidão.
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