segunda-feira, 21 de junho de 2021

Correção caderno APRENDER SEMPRE p.21 e 22 aula 4 e 5 - O REALISMO/NATURALISMO E O MEIO AMBIENTE e p. 22, 23 e 24 - aula 6 - CONCRETANDO A PALAVRA

 



Correção caderno APRENDER SEMPRE p.21 e 22 aula 4 e 5 - O REALISMO/NATURALISMO E O MEIO AMBIENTE e p. 22, 23 e 24 - aula 6 - CONCRETANDO A PALAVRA


O REALISMO/NATURALISMO E O MEIO AMBIENTE
2. Em todo gênero narrativo há um narrador que conta a história. Ele, basicamente, está definido em dois tipos: aquele que narra em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa. No caso da obra O Cortiço, em qual deles o narrador se encaixa? Esse tipo de narrativa permite ao leitor perceber as intencionalidades desse narrador? Explique.

A obra é narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente (que tem conhecimento de tudo), como propunha o movimento naturalista.O foco da narração, a princípio, mantém uma aparência de imparcialidade, como se o narrador se apartasse, à semelhança de um deus, do mundo por ele criado.

3. Responda ao que se pede:

a. Para você, o que percebeu em relação à linguagem do narrador quando ele descreve as personagens? Que efeitos de sentido essa narrativa provocou em você como leitor?

Explora as características físicas e o comportamento de seus personagens, marcados pela degradação (moral, espiritual e física) e ambição.

b. O tempo em O Cortiço é linear ou alinear? Pesquise em que período a narrativa se desenrola e o que você sabe sobre essa época.

O tempo da narrativa é linear (começo, meio e fim), seguindo o tempo cronológico dos acontecimentos.Foi publicado em 1890 e faz parte do movimento naturalista do Brasil. A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.



CONCRETANDO A PALAVRA
2. Responda:

a. Os Textos 1 e 2 são informativos. Você acredita que os dois dialogam entre si, ou seja, abordam sobre o mesmo assunto? Em caso positivo, qual é o assunto tratado?

Sim, ambos tratam da poesia concreta

b. Se os dois textos lidos abordam o mesmo assunto, você acredita que o tema de cada um deles é o mesmo? Reflita sobre isso apresentando os possíveis temas expostos por esses gêneros.

O primeiro traz informações sobre a poesia concreta em forma de tabela, já o segundo é uma notícia de jornal que informa a programação de uma rádio universitária explicando sobre a poesia concreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário