quarta-feira, 19 de maio de 2021

Correção Caderno Aprender Sempre p.15 e 16

Correção Caderno Aprender Sempre p.15 e 16

Vanguardas Europeias

Tema - Questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.

Século- início do século XX.

Contexto histórico-social -Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas.

Estilo literário - Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.

Principais representantes - Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.

1ª Fase Modernista

Tema- ruptura com o tradicional

Século- XX

Contexto histórico-social - período denominado entre guerras, visto que a Primeira Guerra Mundial ocorreu de 1914 a 1918 e a segunda de 1939 a 1945.No Brasil, o período vigente é a primeira fase da República, chamado de República Velha (1889-1930). Esse contexto esteve marcada pelas oligarquias cafeeiras (São Paulo) e as oligarquias do leite (Minas Gerais).
Nesse momento, as oligarquias dominavam a cena política se alternado no poder e impedindo a eleição de indivíduos de outros estados.
Ademais, a queda da bolsa de Nova York, em 1929, resultou numa grande crise mundial refletida nas sociedades de diversos países.
Esse evento foi responsável pelo início da Segunda Guerra Mundial e os governos totalitários que surgiram na Europa: nazismo, fascismo, franquismo e salazarismo

Estilo literário

Nacionalismo crítico e ufanista;
Valorização do cotidiano;
Resgate das raízes culturais brasileiras;
Críticas à realidade brasileira;
Renovação da linguagem;
Oposição ao parnasianismo e ao academicismo;
Experimentações estéticas;
Renovações artísticas;
Ironia, sarcasmo e irreverência;
Caráter anárquico e destruidor;
Uso de versos livres e brancos.
Principais representantes - Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti...

2ª Fase Modernista

Tema - Temas nacionais, sociais e históricos foram os preferidos pelos escritores dessa fase.

Século - XX

Contexto histórico-social - Após a crise de 1929 em Nova York, (depressão econômica) muitos países estavam mergulhados numa crise econômica, social e política.

Isso fez surgir diversos governos totalitários e ditatoriais na Europa, os quais levariam ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Estilo literário
Influência do realismo e romantismo;
Nacionalismo, universalismo e regionalismo;
Realidade social, cultural e econômica;
Valorização da cultura brasileira;
Influência da psicanálise de Freud;
Temática cotidiana e linguagem coloquial;
Uso de versos livres e brancos.

Principais representantes-
José Américo de Almeida, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Jorge Amado...

3ª Fase Modernista

Tema- Os escritores desse período possuíam uma atitude mais formal, em oposição ao espírito radical, contestador e de liberdade desenvolvido na Semana de 1922.

Século- XX

Contexto histórico-social- fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas.

Em nível mundial, o ano de 1945 é também o fim da segunda guerra mundial e do sistema totalitário do Nazismo. Entretanto, tem início a Guerra Fria (Estados Unidos e União Soviética) e a Corrida Armamentista.
Estilo literário
Academicismo;
Passadismo e retorno ao passado;
Oposição à liberdade formal;
Experimentações artísticas (ficção experimental);
Realismo fantástico (contos fantásticos);
Retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima);
Influência do Parnasianismo e Simbolismo;
Inovações linguísticas e metalinguagem;
Regionalismo universal;
Temática social e humana;
Linguagem mais objetiva.

Principais representantes - Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna...

p.16

1. O que revela o texto - Para responder às questões a seguir, convidamos você, estudante, a retomar a leitura do texto de Drummond, trabalhado na Aula 6, e as informações apresentadas no quadro da Aula 7.
a. Considerando as informações obtidas na aula anterior, em que contexto literário e em qual época foi produzido o texto de Drummond? 
Foi produzido no período literário do Modernismo - 2ª fase

b. Que características do contexto histórico-social se revelam nos versos do poeta?

Neste poema pode-se observar ainda vestígios do fim da 2ª Guerra Mundial pois consegue-se ver o contexto melancólico por que se passava na altura.

c. Quais características provenientes da estética literária da segunda fase modernista brasileira podem ser percebidas no texto de Drummond?
Influência do realismo e romantismo; universalismo ; Temática cotidiana e linguagem coloquial; Uso de versos livres e brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário