terça-feira, 25 de maio de 2021

Escola Berreta utiliza podcast como recurso educacional e engaja alunos e professores



Instituição valoriza projeto de podcast e estudantes compartilham conhecimentos em áudios sobre a autora Carolina Maria de Jesus


Desde 2020 , a escola estadual Professor Antônio Berreta, lança episódios de podcasts nas principais plataformas digitais . Por essas ferramentas online, são disponibilizadas mensagens e os mais diversos conteúdos para os ouvintes, como se fosse um programa de rádio. A ideia, inicialmente organizada e editada pelo professor Fábio  Melo e com o auxílio da professora Pâmela Câmara, era a reflexão  sobre as datas comemorativas presentes no calendário. Logo sentiu-se a necessidade de uma busca mais aprofundada sobre questões que permeavam o currículo do Estado de São Paulo e assim, foram gravadas falas de estudantes e professores sobre representatividade, cultura africana, dentre outros temas. Neste ano, o podcast da escola ganhou mais uma temática, o estudo da obra "Quarto de Despejo" da autora Carolina Maria de Jesus. O projeto literário, idealizado pela professora CAcília Nogueira,   foi prontamente acolhido e também mediado pelos professores  Fábio de Melo, Márcia Paes e Ana Roveri (que também é coordenadora da área de Linguagens) .Assim , após alinhamento  e o apoio da Coordenadora Geral da Escola, Elaine Ferreira, o grupo deu início ao projeto de podcast , que está envolvendo cada vez mais os alunos e os professores.
Para o professor Fábio,  Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira de grande impacto no cenário literário brasileiro e é urgente conhecer mais sobre sua obra.
"Pobre, moradora da favela do Canindé em São Paulo, negra , mãe solo, sofrendo todo tipo de preconceito social, com apenas dois anos de estudo primário, Carolina transcendeu a sua época e registou em um diário toda a dificuldade a qual sua vida estava inserida", reflete a professora Márcia, responsável pela sala de leitura da escola.
De acordo com a professora Cacília,  conhecer Carolina, é saber parte da história de escassez de um país e antes de tudo, é quebrar estereótipos e preconceitos. E foi pensando nessa necessidade que surgiu o projeto, ensejando uma maior visibilidade da obra da escritora, além da reflexão sobre conceitos presentes no livro.
A atividade conta com a orientação dos professores mediadores aos estudantes para a pesquisa, seleção de informações e o roteiro que irão transmitir.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da área de Linguagens, Ana Roveri, a pesquisa realizada pelos estudantes, incentiva a autonomia e a busca de um conhecimento visando o protagonismo destes.
Serão vários episódios refletindo sobre aspectos como a biografia da autora, o livro, o enredo, bem como o contexto histórico e social. 
"Vale lembrar também que a obra de Carolina compõe uma das literaturas essenciais para os principais vestibulares do país e assim, a escola também cumpre o seu papel no sentido de promover ao estudante um estudo mais aprofundado mesmo em tempo de distanciamento", finaliza a coordenadora Elaine Ferreira.
A escola Antônio Berreta convida todos para ouvirem aos episódios de podcast que podem ser encontrados nas principais plataformas digitais (Spotfy Anchor, Overcast, Google Podcast, Deezer, Breaker e Radio Public)  como "Radio Escolar Vibrasom  Projeto Quarto de Despejo"




Nenhum comentário:

Postar um comentário