quarta-feira, 19 de maio de 2021

Correção p.197 a p. 206 - PORTUGUÊS - Caderno do Aluno 3ª série

 Correção p.197 a p. 206

Caderno do Aluno 3ª série

p.197

O conceito de modernidade

Uma das ideias que nos vem ao utilizarmos a palavra “moderno” está intimamente ligada a seu antônimo “antigo”. Mas, será que podemos restringir o conceito de moderno, a ideia de modernidade a tudo aquilo que não é antigo, ultrapassado ou fora de moda...?

1)     De que forma você responderia à questão acima? Organize e registre suas ideias.

Não. Porque é um conceito que tem diversos significados dependendo da área que estamos nos referindo

2) Em grupo, discutam essa problemática e respondam:

a) Para vocês, o que significa o termo “moderno”?

Tudo aquilo que causa uma ruptura com as ideias de antes

b) O que é modernidade?

A modernidade tem vários significados, dependendo do contexto (filosófico, sociológico,histórico) .Mas sempre relacionado a ideia de ruptura com o que vinha antes

c) Os termos “Moderno” e “Contemporâneo” possuem o mesmo significado? Quais evidências podem justificar sua resposta?

Moderno relaciona-se ao abandono de tudo que era tido como tradicional, para uma forma de expressão nova e libertadora já o contemporâneo; tem tendências e técnicas mais recentes e das mais elaboradas  manifestações atuais

 

d) Vocês já ouviram falar em “Pós-Modernidade” e em “Modernidade Tardia”? No que consistem esses conceitos?

O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial.

A modernidade tardia (ou modernidade líquida) é a caracterização das sociedades globais altamente desenvolvidas de hoje como a continuação (ou desenvolvimento) da modernidade, e não como um elemento da era posterior conhecida como pós-modernidade ou pós-moderna.

e) Como podemos identificar a ocorrência deles na prática?

inovações tecnológicas, os investimentos financeiros e a indústria de massa desenvolveram-se e marcaram intensas e profundas transformações na sociedade e na maneira pela qual os indivíduos passaram a encarar o consumo.

 

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a) Em seguida, discutam as diferenças e semelhanças entre os textos, procurando definir o que significa a palavra “modernidade” no contexto literário.

na literatura inclui a criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia

b) Pesquise e selecione um poema que, em sua opinião, seja “moderno”. RESPOSTA PESSOAL

Para a seleção desse texto, considere:

• a estrutura formal;

• a(s) temática(s);

• as escolhas lexicais e morfossintáticas presentes;

• a época em que foi escrito.

 

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Analise os poemas “Violoncelo”, de Camilo Pessanha, e “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”, de Fernando Pessoa (heterônimo Álvaro de Campos) considerando o que foi trabalhado nas atividades anteriores. Realize seu registro a partir das questões a seguir:

a)     Descreva a estrutura dos poemas.

Camilo Pessanha 5 estrofes 5 versos faz um poema estruturado em quadras, já Fernando Pessoa faz um soneto.

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b) Quanto às escolhas linguísticas, quais as opções feitas pelos autores?

Linguagem formal

c)Quais elementos nos permitem caracterizar os textos como Poemas e como Poesias?

Poema é obra em verso ou não que contém poesia. E poesia é arte de criar emoções pelo texto.

d) Os textos apresentam traços do que consideramos moderno na Literatura? Comente, retomando a discussões realizadas sobre o “Mundo Moderno”.

Sim, rompe com a estrutura tradicional

 

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2. O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional. Releia o texto e responda:

a)     Pesquise o significado da palavra “lundu”. Qual o efeito de sentido que o termo possibilita ao poema?

Lundu é o nome que se dá a uma série de danças de par separado e canções populares que se baseiam e se inspiram em ritmos africanos e que passaram a ser introduzidas, a partir do século XVI, no Brasil e em Portugal. Um poema escrito se utilizando desse termo pode ser localizado no tempo, a depender do contexto, e provavelmente traz em si simbolismos africanos.

b) No primeiro verso, o eu lírico se coloca na posição de um escritor que incomoda “muita gente”. A partir do que é apresentado nas demais estrofes, por que isso acontece?

 O incômodo acontece porque em seus poemas ele fala sobre diversas culturas.

c)Explique o motivo da palavra “xavié” vir entre aspas e as palavras bagé, pixé e chué não?

A palavra xavié está entre aspas porque foi usada a linguagem coloquial

d) Qual o tema principal tratado por Mário de Andrade? O que o poeta critica em seu poema?

Mário de Andrade fala sobre as diferenças culturais, que nem sempre são conhecidas e/ou respeitadas.

e) No poema Lundu do Escritor Difícil, há uma alteração estrutural no que se refere ao uso da:

( ) métrica

(X) rima

( ) linguagem de dicionário

( ) linearidade do discurso

 

f) Sabendo se tratar de um poema modernista, cujas características são a desconstrução e a subversão da sintaxe, descreva as impressões que o texto despertou em você. RESPOSTA PESSOAL

RESPOSTA POSSÍVEL - O texto despertou curiosidade sobre as ideias do autor que são de fato interessantes e que podem ser percebidas com caráter nacionalista, mostrando a visão dele para as culturas brasileiras e o valor que ele dá para elas e repassa isso de geração em geração como por exemplo nas suas obras Macunaíma, Paulicéia Desvairada, etc. Também no texto conseguimos observar as palavras oriundas de povos indígenas e africanos que são a estrutura e base das nossas descendências.

 

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