Correção p.197 a p. 206
Caderno
do Aluno 3ª série
p.197
O
conceito de modernidade
Uma
das ideias que nos vem ao utilizarmos a palavra “moderno” está intimamente
ligada a seu antônimo “antigo”. Mas, será que podemos restringir o conceito de
moderno, a ideia de modernidade a tudo aquilo que não é antigo, ultrapassado ou
fora de moda...?
1)
De que forma você
responderia à questão acima? Organize e registre suas ideias.
Não. Porque é um conceito
que tem diversos significados dependendo da área que estamos nos referindo
2)
Em grupo, discutam essa problemática e respondam:
a)
Para vocês, o que significa o termo “moderno”?
Tudo aquilo que causa uma ruptura com as ideias de antes
b)
O que é modernidade?
A modernidade tem vários significados, dependendo do contexto (filosófico,
sociológico,histórico) .Mas sempre relacionado a ideia de ruptura com o que
vinha antes
c)
Os termos “Moderno” e “Contemporâneo” possuem o mesmo significado? Quais evidências
podem justificar sua resposta?
Moderno relaciona-se ao
abandono de tudo que era tido como tradicional, para uma forma de expressão
nova e libertadora já o contemporâneo; tem tendências e técnicas mais recentes
e das mais elaboradas manifestações atuais
d)
Vocês já ouviram falar em “Pós-Modernidade” e em “Modernidade Tardia”? No que consistem
esses conceitos?
O pós-modernismo, também chamado
de pós-modernidade, pode ser definido a partir
das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas
e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra
Mundial.
A modernidade
tardia (ou modernidade líquida) é a caracterização das
sociedades globais altamente desenvolvidas de hoje como a continuação (ou
desenvolvimento) da modernidade, e não como um elemento da era posterior
conhecida como pós-modernidade ou pós-moderna.
e)
Como podemos identificar a ocorrência deles na prática?
inovações tecnológicas, os investimentos
financeiros e a indústria de massa desenvolveram-se e marcaram
intensas e profundas transformações na sociedade e na maneira pela qual os
indivíduos passaram a encarar o consumo.
p.201
a) Em seguida, discutam as diferenças e
semelhanças entre os textos, procurando definir o que significa a palavra
“modernidade” no contexto literário.
na literatura inclui a criação de uma forma de
linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se
escrevia
b) Pesquise e selecione um poema que, em sua
opinião, seja “moderno”. RESPOSTA
PESSOAL
Para a seleção desse texto, considere:
• a estrutura formal;
• a(s) temática(s);
• as escolhas lexicais e morfossintáticas
presentes;
• a época em que foi escrito.
p.203
Analise os poemas “Violoncelo”, de Camilo
Pessanha, e “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”, de Fernando Pessoa
(heterônimo Álvaro de Campos) considerando o que foi trabalhado nas atividades
anteriores. Realize seu registro a partir das questões a seguir:
a) Descreva a
estrutura dos poemas.
Camilo Pessanha 5
estrofes 5 versos faz um poema estruturado em quadras, já Fernando Pessoa faz
um soneto.
p.204
b) Quanto às escolhas linguísticas, quais as
opções feitas pelos autores?
Linguagem formal
c)Quais elementos nos permitem caracterizar
os textos como Poemas e como Poesias?
Poema é obra em
verso ou não que contém poesia. E poesia é arte de criar emoções pelo texto.
d) Os textos apresentam traços do que
consideramos moderno na Literatura? Comente, retomando a discussões realizadas
sobre o “Mundo Moderno”.
Sim, rompe com a estrutura
tradicional
p.206
2.
O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma
expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e
imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa
utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional. Releia o texto e
responda:
a)
Pesquise o
significado da palavra “lundu”. Qual o efeito de sentido que o termo
possibilita ao poema?
Lundu é o nome que se dá
a uma série de danças de par separado
e canções populares que se baseiam e se
inspiram em ritmos africanos e que
passaram a ser introduzidas, a partir do século XVI, no Brasil e em Portugal.
Um poema escrito se utilizando desse termo pode ser localizado no tempo, a
depender do contexto, e provavelmente traz em si simbolismos africanos.
b)
No primeiro verso, o eu lírico se coloca na posição de um escritor que incomoda
“muita gente”. A partir do que é apresentado nas demais estrofes, por que isso
acontece?
O incômodo acontece porque em seus poemas ele fala
sobre diversas culturas.
c)Explique
o motivo da palavra “xavié” vir entre aspas e as palavras bagé, pixé e chué
não?
A palavra xavié está entre aspas porque foi usada a
linguagem coloquial
d)
Qual o tema principal tratado por Mário de Andrade? O que o poeta critica em
seu poema?
Mário de Andrade fala sobre as diferenças
culturais, que nem sempre são conhecidas e/ou respeitadas.
e)
No poema Lundu do Escritor Difícil, há uma alteração estrutural no que se
refere ao uso da:
(
) métrica
(X) rima
(
) linguagem de dicionário
(
) linearidade do discurso
f)
Sabendo se tratar de um poema modernista, cujas características são a
desconstrução e a subversão da sintaxe, descreva as impressões que o texto
despertou em você. RESPOSTA PESSOAL
RESPOSTA POSSÍVEL - O texto despertou curiosidade sobre as ideias do
autor que são de fato interessantes e que podem ser percebidas com caráter
nacionalista, mostrando a visão dele para as culturas brasileiras e o valor que
ele dá para elas e repassa isso de geração em geração como por exemplo nas suas
obras Macunaíma, Paulicéia Desvairada, etc. Também no texto conseguimos
observar as palavras oriundas de povos indígenas e africanos que são a
estrutura e base das nossas descendências.
Muitíssimo obrigada pela colaboração. Vou utilizar sua explanação em minhas aulas.
ResponderExcluirObrigada pela colaboração.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar!
ResponderExcluirDeus lhe cubra de bençãos!
Obrigada🤗🙏
ResponderExcluir